Sony Xperia Sola, um Android touchscreen que dispensa toques
Um smartphone que dispensa o contato dos dedos do usuário na tela. Essa é a proposta da Sony ao apresentar o mais novo membro da família Xperia, o Sony Xperia Sola. O lançamento do aparelho foi feito longe dos holofotes da Mobile World Congress 2012, mas recebeu destaque pelos novos recursos integrados, apesar de suas especificações medianas.
O Xperia Sola possui um processador dual-core de 1 GHz e conta com o sistema operaciona Android 2.3 Gingerbread - a Sony garante que o lançamento será atualizado para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich até o mês de junho de 2012.
Sua tela de 3.7 polegadas possui uma resolução de 854 x 480 pixels, e apesar do smartphone vir com 8 GB de memória interna, apenas 5 GB estão disponíveis para o armazenamento de conteúdo. Essa deficiência é compensada, porém, com o suporte a cartões microSD.
A câmera de 5 megapixels é capaz de gravar vídeos em HD (720p), trazendo uma combinação que está se tornando padrão entre os dispositivos móveis. Em relação aos itens de conectividade, o Sony Xperia Sola usa 3G, Wi-Fi, DLNA, Bluetooth, GPS assistido e tecnologia NFC.
Mas o principal destaque do aparelho é o fato de o usuário não precisar tocar na tela para interagir com o smartphone. Para que isso aconteça, a Sony implantou no dispositivo um recurso chamado “Floating Touch” (ou “Toque Flutuante”), que permite a navegação apenas com a aproximação do dedo, sem precisar tocá-la diretamente.
A empresa informa que o recurso é possível graças a um fino painel que fica sobre a tela, que capta a eletricidade transmitida pelo corpo do usuário. Essa também é uma justificativa para o formato do aparelho, que possui a tela sobressaltada do restante do telefone.
A Sony ainda não informou o preço ou a data de lançamento do Xperia Sola, mas deixaram o vídeo promocional do produto para tomarmos gosto com o aparelho.
