Filme de estreia de Alfred Hitchcock é encontrado

04-08-2011 14:18

Apontado como a estreia de Alfred Hitchcock na sétima arte, The White Shadow (1923) ficou por muito tempo conhecido como o "filme perdido" do cineasta. Agora, a produção foi encontrada - ainda que parcialmente - na Nova Zelândia.

 

Foram encontrados três rolos (de um total de seis), o que equivale a cerca de 30 minutos de filme. O material pertencia ao empresário cinematográfico e colecionador neozelandês Jack Murtagh, mas após sua morte em 1989 foi encaminhado ao Arquivos Cinematográficos da Nova Zelândia, onde permaneceram até agora.

 

Dirigido pelo britânico Graham Cutts, o longa traz Hitchcock nas funções de roteirista, editor, assistente de direção e desenhista de produção, e sempre despertou muito interesse justamente por abranger uma fase pré-direção na carreira do mestre do suspense.

 

The White Shadow (foto) está sendo restaurado em um centro de pós-produção em Wellington e assim que concluído o processo será gerada uma cópia de exibição para ser enviada aos Estados Unidos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, inclusive, já marcou uma sessão do filme para o próximo dia 22 de setembro.

 

Hitchcock tinha 24 anos quando participou da produção. Sua estreia na direção aconteceu dois anos mais tarde, com The Pleasure Garden. Durante mais de 50 anos de carreira, realizou clássico como Rebecca, A Mulher Inesquecível, Festim Diabólico, Janela Indiscreta, Psicose e Os Pássaros.


Crie o seu site grátis Webnode