Entrevista exclusiva com Margaret Peterson Haddix

24-02-2012 12:48
O CONTEÚDO PRESENTE NESTA REPORTAGEM É DE PROPRIEDADE DO MUNDO DO MAX 2.0. É EXTREMAMENTE PROÍBIDA A REPRODUÇÃO DO MESMO EM OUTROS ENDEREÇOS SEM CONTATAR O SITE. E-MAIL PARA CONTATO: caioxrebolox@yahoo.com.br
Margaret Peterson Haddix é uma autora de prestígio internacional, conhecida pelo público brasileiro pelo livro O Último Desafio, que encerra a série The 39 Clues. Tivemos a incrível oportunidade de entrevistá-la, e ela falou sobre sua experiência em The 39 Clues e sobre seus planos com relação ao Brasil, dentre outros assuntos. Confira aqui nossa entrevista exclusiva:
 

Mundo do Max: Bom, você se tornou famosa no Brasil por O Último Desafio, o livro que você escreveu para a série The 39 Clues. Pois bem, como foi para você encerrar uma série para qual já tinham escrito muitos outros autores? E como vocês sete dividiram a história?

Margaret Peterson Haddix: Foi um desafio interessante escrever o livro que encerra a caça às pistas na série The 39 Clues. A pior parte foi que, por causa dos prazos apertados, o sétimo, oitavo e nono livros não estavam completamente prontos no tempo que era preciso para que eu começasse a escrever meu livro. Felizmente, estávamos trabalhando com um esboço muito forte para começar, e o editor era muito prestativo em termos de ter certeza de que tudo fosse resolvido. Também houveram momentos em que eu troquei e-mails com a autora do nono livro, Linda Sue Park, para determinar o que ela tinha a intenção de dizer em seu livro e o que seria deixado para eu resolver. Foi muita sorte que os pontos que eu realmente queria escrever sobre quase sempre eram os que ela queria evitar, e vice e versa!

 

Mundo do Max: Você não publicou nenhum livro no Brasil além de O Último Desafio. Você tem a intenção de publicar outros livros seus aqui?

Margaret Peterson Haddix: Sim, e, na verdade, isso acontecerá muito em breve! Tenho duas séries que foram (ou estão sendo) publicadas nos Estados Unidos, que em breve estarão sendo lançadas no Brasil também. A primeira é a série Missing (Título em inglês. Não há título em português disponível), cujos primeiros quatro livros (de sete planejados) serão lançados em outubro, novembro e dezembro desse ano, e em janeiro de 2013. A segunda série, a série The Shadow Children (Título em inglês), vai estar disponível em algum momento de 2013.

 

Mundo do Max:  Que livros mais influenciaram suas histórias?

Margaret Peterson Haddix: Eu diria que praticamente todos os livros que já li têm influenciado a minha escrita. Quando eu realmente gosto de um livro, eu penso, “Como eu posso aplicar isso em minha escrita?” E quando eu não gosto de um livro, eu penso, “Como posso ter certeza de que meus livros não acabem assim?”

 

Mundo do Max: Você já leu um livro brasileiro, ou ouviu falar de algum?

Margaret Peterson Haddix: Não consigo pensar em nenhum livro que eu tenha lido de um autor brasileiro. Mas já li livros de autores de outras nacionalidades onde parte dos livros é situada no Brasil, e eu gostei muito deles. Gostaria de visitar o Brasil algum dia, então eu apreciaria saber um pouco mais sobre ele.

 

Mundo do Max: Como sabemos, novos autores frequentemente enfrentam dificuldades em publicar o primeiro livro. Você pode dar-lhes um conselho sobre isso?

Margaret Peterson Haddix: É verdade, é uma profissão difícil de se ingressar.  Eu recomendaria aos autores que fossem pacientes, e continuassem tentando. Também sugeriria que trabalhassem tão duro quanto pudessem para ter certeza de que o livro que estão tentando publicar está tão bem escrito quanto são capazes de escrevê-lo, antes de começar a tentar publicá-lo. Boa sorte!

 

Mundo do Max: Para terminar nossa entrevista, deixe aqui uma mensagem para seus fãs brasileiros.

Margaret Peterson Haddix: Continuem lendo, e continuem desfrutando do que leem!

E essa foi a entrevista. Continuem ligados no nosso site para mais matérias exclusivas como esta. 

 

*Para ler essa entrevista em inglês, clique aqui.

________________________________________________________________________

@mundodomax2

( f ) Mundo do Max 2.0

O que achou da entrevista? Comente:

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário