Críticas dos vídeos de "Criminal" e "Marry The Night"

31-01-2012 23:14

 

[INTRODUÇÃO]

Olá, há quanto tempo não escrevo aqui, não é? Hoje vou iniciar uma nova, digamos, "temporada" nas minhas colunas, onde vou fazer críticas dos VIDEOCLIPES de vários artistas POP. Hoje vamos começar com Britney Spears e Lady Gaga. Antes de mais nada, queria avisar que os fãs podem ficar meio chocados com o que vou dizer, mas é minha opinião.  Mas vamos ao que interessa:

>CRIMINAL

Britney Spears, que me encantou com "Hold It Against Me", "Till The World Ends" e "Criminal", apesar de não ter feito uma campanha excelente este ano, lançou há algo em torno de um mês e meio o quarto single do "Femme Fatale", "Criminal". Musicalmente, "Criminal" tem uma batida interessante, apesar da voz "levemente manipulada" (pra não falar voz robótica) de Britney. Vamos ao vídeo. Britney Spears conseguiu pontos positivos e negativos em "Criminal". A coreografia ficou bem interessante, dispensando os milhares de dançarinos e os passos cronometrados, dando um ar mais solto à produção. Também gostei da cena final, apesar de meio clichê, em que Britney e seu namorado se beijam, esquivando-se das centenas de balas que invadem o quarto. Por outro lado, a propaganda desnecessária do perfume de Britney, e a PÉSSIMA atuação da cantora ESTRAGARAM a introdução de "Criminal". As cenas de sexo, que fizeram o vídeo ser considerado +18 no Youtube, são ridículas, e novamente Britney não tem um bom desempenho. Com relação à atuação da cantora, achei particularmente TERRÍVEL a cena em que ela e seu namorado "bad boy" assaltam um mercado. Britney atuou tão mal, que eu comecei a rir e não parei mais.

Não sei se fui bondoso ao dar três rosquinhas à "Criminal", mas a coreografia, e POUCAS cenas salvam o vídeo, que falhou no intuito, que ficou bem claro, de gerar polêmica. Some uma coreografia envolvente, merchandising desnecessário, uma cantora que não sabe atuar, e um final incrível, e terá "Criminal". É, Britney, acho que precisa de umas aulinhas de teatro.

 

>Marry The Night

Vocês podem achar que eu tenho algum tipo de perseguição em relação à Lady Gaga, por ela ser a artista mais comentada por mim, mas não. Eu comento-a aqui por que acho que ela tem músicas excelentes ("The Edge Of Glory", "Yoü and I", "Bad Romance"), mas usa de uma exoticidade desnecessária em suas produções. Sim, acho que Gaga não precisa de figurinos extravagantes, elementos bizarros para ter prestígio. "Marry The Night" é um exemplo da extravagância desnecessária da cantora. Tudo bem que a faixa "Marry The Night" em si não tem tanto potencial como single, mas quase quatorze minutos de vídeo é um exagero! São quase oito minutos com introuções longas e exaustivas. Vamos por partes: Na clínica psiquiátrica, Lady Gaga fala demais para nada de importante acrescentar ao vídeo, além de algumas de suas "frases inteligentes". Depois vem a cena da cantora dançando balé, que dá um tom refinado à produção. Não descartaria a cena, achei bem adequada. Mas a cena seguinte decepciona. O ataque de pelanca de Lady Gaga é, simplesmente, uma das coisas mais RIDÍCULAS que já vi na história dos videoclipes. CEREAL?! Francamente... Me decepcionei. Logo após aparece outra cena descartável, na qual Lady Gaga, pelada, pinta o cabelo de azul na banheira. Só há uma palavra para isso: desnecessário. Depois dessa cena, quando Gaga entra em um local com seu melhor visual de Madonna, quem está assistindo (a não ser que seja um little monster fissurado) não aguenta mais e quer que a música comece logo. Daí corta para Gaga vestida de latex de cabeça pra baixo em um carro. Essa cena me desagradou bastante. Depois de um ums corte, Gaga aparece fumando no carro (agora sentada como um ser humano qualquer) e, FINALMENTE, a música começa. Além da cena do balé, e um pedaço da cena na clínica psiquiátrica, duas cenas salvam "Marry The Night". A do estúdio de dança, e a coreografia no meio da rua. Não se pode negar que a coreografia é BRILHANTE. Durante o momento mais acelerado da música, aparece uma sucessão de flashes com Gaga em situações diferentes, que deixam quem está assistindo tonto, além de já cansado e de saco cheio de ouvir "I'm gonna marry the ni-i-i-i-i-ight"... Então o vídeo termina com Lady Gaga na roupa mais HORROROSA de todos os tempos, só para afunda mais ainda a produção. Ao fim do vídeo, tenho certeza de que pelo menos 40% de quem viu disse, "UFA!". Convenhamos, esse videoclipe dá um show de exageros.

Concluindo: Na minha opinião, para o sucesso de Marry The Night, eu cortaria umas boas cenas do vídeo, o deixaria mais curto, e mais "digerível". Não é tãããão ruim por algumas cenas excelentes, mas não é muito bom também não. Ganhou duas rosquinhas. Vivendo e aprendendo, Gaga.

[ENCERRANDO]

Hoje vimos duas cantoras com clipes na média, e não me batam por ter deixado Brit melhor que Gaga, só fiz isso por conta da longa duração do vídeo da Mother Monster. Queria deixar claro que respeito a opinião de cada um, por isso também quero ter minha opinião respeitada. Volto daqui há alguns dias comentando mais dois clipes, e avaliando com rosquinhas. Um abraço.