Críticas de "Domino e "You Da One"

03-02-2012 01:31

[INTRODUÇÃO]

Olá, estou de volta para falar de mais clipes pra vocês! Hoje vou falar sobre "Domino", da Jessie J, e "You Da One", mais recente single de Rihanna. Bom, novamente aviso que minhas opiniões podem afetar um pouco o fanaticismo de alguns, mas vamos lá:

>Domino

Queria começar dizendo que Jessie J merece o sucesso que "Domino" está fazendo. Após estourar em todo mundo com "Price Tag", a cantora lançou vários singles, mas continuou marcada como "a cantora de Price Tag". Após o lançamento de "Who You Are" como single, só se viam notícias de Jessie J falando sobre o próximo álbum. Mas, para o alívio dos fãs, a cantora resolveu lançar a faixa "Domino" como single. Após o videoclipe de "Domino" ser lançado, a faixa explodiu em sucesso, e já atingiu o Top 10 da Billboard. Mas vamos ao clipe. Musicalmente, "Domino" é uma faixa descontraída, leve, a cara do verão. Jessie J acertou a mão no clipe de Domino. O clipe impressiona por ser simples, divertido, e leve, acima de tudo, leve. A coreografia é tão solta, que parece que a cantora dança livremente, como se não houvesse uma coregrafia específica. Jessie J fez um clipe descontraído, sem fugir do estilo "Jessie J". Cabelos coloridos, batons extravagantes, tudo ao melhor estilo Jessie J. As roupas também são muito acertadas, porque a cantora consegue usar roupas que passam descontração, sem parecer uma prostituta.

Se "Domino" fosse uma música da Rihanna/Lady Gaga, com certeza haveria um clipe com gente pelada dançando em uma balada, com luzes fosforecentes por todo lado, e gente usando maconha. Por isso admiro artistas como Jessie J, que conseguem o sucesso sem causarem polêmica a cada minuto. O clipe não poderia ser melhor. O fundo em movimento ficou brilhante! Aproveite o sucesso, Jessie J, você o merece!

 

>You Da One

Ririh se superou com "You Da One". Realmente, não esperava um clipe cheio de efeitos especiais e tal. Esperava algo mais "S&M", por isso fiquei aliviado quando assisti à produção. Os efeitos de "You Da One", usando "recortes de jornal", masks, etc. são realmente MUITO bons. Uma cena que vai ser épica é a de Rihanna soltando a fumaça do cigarro, e a fumaça formando as palavras "You Da One". A direção também brinca com luz, na cena que Rihanna está usando um collant branco e sobre ela são projetadas diversas texturas diferentes. O preto e branco também dá um tom mais atípico à produção, e nos faz perceber que "You Da One" não é "We Found Love" (graças à Deus). Embora a música "You Da One" não seja boa como "We Found Love", o clipe de "You Da One" põe o do primeiro single de "Talk That Talk" no chinelo! O clipe só é ruim em termos de coreografia, nas tomadas em que Rihanna fica esfregando a "virilha". Eu creio que "You Da One" não teve o sucesso de "We Found Love" por causa da proximidade com que os dois single sforam lançados, com isso "You Da One" foi meio que ofuscado por "We Found Love". E também porque "You Da One" não causou polêmica, já que não há roubo, drogas (muito pesadas) e já que Rihanna não se esfrega em nenhuma pessoa/objeto (o que em si já é estranho).  Mas quanto ao vídeo, acho que Rihanna deve escolher essa linha de vídeos, que apesar de não estourarem por aí, não passam a imagem de prostituta pra Ririh.

O que aprendemos com "You Da One"? Volte lá na crítica de "Domino" e releia esse trecho: " Por isso admiro artistas como Jessie J, que conseguem o sucesso sem causarem polêmica a cada minuto". Infelizmente, foi-se o tempo de "Umbrella", não é? Tirem suas próprias conclusões. Apesar de tudo, ainda creio que é melhor um vídeo light que não chega ao #1 do que um hit com um clipe como o de "We Found Love". "You Da One" é minha esperança de que Rihanna não vai virar uma Lady Gaga da vida e sair vestida com qualquer merda por aí. Espero que esta esperança se fortaleça!

[CONCLUSÃO]

Hoje eu avaliei dois videoclipes que eu gostei bastante, particularmente. Para mim, "Domino" e "You Da One" são a prova de que não é preciso levar os clipes para o lado pornográfico para termos músicas/vídeos de qualidade no mundo POP (Ouviu, Gaga?). Isso foi tudo, e lembrem-se: respeite minha opinião, porque eu respeito a sua. Quando menos esperarem apareço por aí. Abraço!